terça-feira, 1 de setembro de 2009

Romantismo

Francisco de Goya y Lucientes



Goya no inicio de sua carreira em 1759, começou como pintor. Aos treze anos foi melhorando e copiando pinturas de vários de seus mestres. Ao completar dezessete anos, se transferiu para Madrid, onde tentou entrar na Academia de Belas Artes duas vezes uma em 1763 e outra em 1766, porém fracassou em ambas as tentativas. Em 1771 se inscreveu em um concurso da Academia de Belas Artes, de Parma e foi honrosamente agraciado e onde também recebeu sua primeira encomenda: o afresco na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça. Apartir daí recebeu inúmeras encomendas, as últimas feitas entre 1773 e 1774 em Saragoça. Casou-se com a irmã dos artistas Ramon e Francisco Bayeu. Enquanto esteve em Madrid, trabalhou para várias tapeçarias.



E nessa época que seus desenhos ganharam fama. Com reprodução de cenas folclóricas e diversos tipos de paisagens.
Em 1792, ficou surdo por uma doença contagiosa que pegou de seu amigo Sebastiàn Martinez e entrou em depressão. Em 1810 e 1814 produziu uma série chamada Los Desastres de la Guerra e suas duas obras primas: ‘’El Segundo de Mayo 1808’’ e ‘’El Tercero de Mayo 1808’’ em 1821, a Inquisição abriu um processo contra Goya por considerar obsenas as suas ‘’Majas’’, mas o pintor conseguiu livrar-se, sendo-lhe restituida a função de ‘’Primeiro Pintor da Câmara’’
Goya morreu em 1824, em Bordeaux, França

Autor: Rafael Canettieri Di Cianni Número: 27 Turma 5f Professora:Giselle Otoboni
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Goya

Pinturas de Goya:

A maja Nua


Auto retrato de Goya





Ferdinand Victor Eugène Delacroix


Ferdinand Victor Eugène Delacroix nasceu no dia 26 de abril de 1798 na cidade de Chareinton Saint Maurice, comessou a estudar pintura aos dezesete anos em 1815 com o barão Pierre Narcisse Guérin. Renomando artista acadêmico.

Quando adulto Delacroix comesou a se voltar mais para os artistas românticos como Théodore Géricaut e Richard Bonigton. Em 1825 foi para Londres, onde adquiriu mais liberdadde em suas pinturas. Entre 1827 e 1830 foi o alge de sua carreira, onde tinha conseguido aplicar trassos muito finos sobre a cor e pintava de tal geito que encantava qualquer um que visse aquilo. Morreu em Paris, em 13 de agosto de 1863.

Nome: Rafael Canettieri Di Cianni número 27 Turma: 5f Fonte: http://www.pitoresco.com.br/universal/delacroix/delacroix.htm

Pinturas de Ferdinand Victor Eugène Delacroix:



La bataille de Taillebourg gagnée par Saint Louis



Auto retrato de Ferdinand Victor Eugène Delacroix.





Joseph Mallord William Turner


Turner nasceu no dia 23 de abril de 1775. Aos 10 anos, quando ainda era filho de um barbeiro, ganhou dinherio com a pintura pela primeira vez em sua vida, fazendo uma gravura. Quatro anos depois Turner entrou na Real Academia de Londres.

No começo era considerado pintor topográfico, mas aos poucos foi se inclinando para principalmente as pinturas maritimas. Em 1802 foi admitido membro da Academia de Londres, Algum tempo depois fez sua primeira viagem ao exterior, e ficou muito animado, pois poderia ver como os outros artistas trabalhavam.

Algum tempo depois, pelo tipo de pinturas que pintava, William Turner foi considerado artista ''Romântico''.
Morreu de depressão em Chelsea-1851

Nome: Rafael Canettieri Di Cianni Turma: 5f Número: 27 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Turner

Pinturas de William Turner:




IN-RUSSIA



Auto-Retrato De William Turner

Nenhum comentário:

Postar um comentário